terça-feira, 15 de março de 2011

Cultura e Democratização


Lancei o livro Amor de Yoni no ano de 2008. Foram vendidos mais de oitocentos exemplares da primeira edição, somente no Estado do Rio Grande do Norte.
Eu mesmo editei o livro, com a ajuda de profissionais experientes nas áreas de revisão ortográfica, diagramação e impressão gráfica.
Logo percebi que o real desafio para o escritor brasileiro é a distribuição. Nossas maiores editoras vivem hoje sob a égide de sucessos americanos, e preferem lançar versões traduzidas de best sellers a investir em talentos nacionais. Reconheçamos que a edição e publicação de livros é uma atividade comercial como qualquer outra, e, como tal, segue tendências do mercado. O empresário tem de lucrar, ou vai ter de fechar seu negócio. Mas com isso, perdem os leitores e os novos escritores.
As franquias de grandes livrarias são outro fator sufocador do escritor nacional, pois essas empresas têm domínio sobre uma fatia desproporcional do mercado de livros e ditam o que será ou não distribuído.
Não quero parecer demagógico nem sonhador, mas nunca me canso de repetir que “cultura é arte, acessibilidade e democratização”.
Para não ficar na teoria resolvi tomar algumas iniciativas, quanto à democratização:
01.   Depois de tentar infrutiferamente distribuir o livro por uma grande rede de livrarias (que estocou duzentos exemplares por mais de dois anos sem distribuí-los), resolvi distribuir os livros para bancas de revista;
02.   Depois de perceber o quão ínfima é a parcela de leitores que baixam e-books em livrarias digitais (talvez devido ao preço ser igual ao livro impresso), resolvi disponibilizar meus livros digitais para download;
Quer baixar o livro AMOR DE YONI? Basta acessar a página “LIVROS PARA DOWNLOAD” do blog @LeoEscritor.
O livro AMOR DE YONI pode ser comprado por apenas R$ 19,90 nas melhores bancas de revistas  de Natal.
Você também pode comprar o livro (e receber em casa o livro autografado pelo autor), acessando a página “COMPRE UM LIVRO AUTOGRAFADO”.                

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. muito bem colocado o texto, as dificuldades e a nossa realidade, como escritores, Leonardo.
    sofri e sofro dos mesmos problemas e dificuldades que você, amigo.

    ResponderExcluir