segunda-feira, 14 de abril de 2014

COMO ESCREVER UM ROMANCE: EPISÓDIO 10 - SINOPSE

Se você já escreveu seu romance, mas tem dificuldade para criar uma boa sinopse, vai gostar de ver o 10o. episódio da série ESCREVENDO UM ROMANCE.


Muita gente comenta que escrever um romance pode ser mais fácil que escrever sua sinopse. Dizem que o maior desafio é resumir o trabalho de um ano inteiro em dois ou três parágrafos.

Há dois tipos de sinopse que todo escritor de romances deve dominar, a sinopse para o leitor e a sinopse para o editor.
A sinopse para o leitor é aquela que se vê na contracapa da maioria dos livros.

Ela costuma apresentar o protagonista, o cenário da história e o acontecimento que dá início a toda a trama.
Lembre-se de que a sinopse para o leitor é a principal ferramenta de venda da obra.

Os livreiros costumam dizer que há dois tipos de leitores: os que já sabem o que vão comprar e os leitores de sinopse. Por isso, não vacile!

A sinopse deve remeter a elementos que gerem identificação do leitor com o gênero da obra em questão. Se seu livro é um suspense, deixe claro que sua obra pode ser capaz de instigar a curiosidade. O que realmente importa, é que o leitor seja arrebatado pela história ao ler a sinopse.

De uma forma esquemática, seria mais ou menos assim:
“Fulano, uma pessoa de tal idade, com tal personalidade, se depara com um fato novo que muda a sua vida (que pode ser um amor, um câncer ou uma mutação que lhe confere poderes). Agora ele terá que (aqui você cita a tônica e dá uma amostra do conflito)”.
Por mais que você relute em aceitar, é simples assim mesmo.

Como exemplo, leia abaixo a sinopse do livro Presságio, e você verá que ela se encaixa perfeitamente nesse conceito.

"Alice tem vinte e seis anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios (apresentando o personagem). Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio (fato novo que muda a sua vida e apresenta um conflito). A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição (amostra do conflito).
Agora Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima.
Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados, da primeira à última página!"

Outro tipo de sinopse, igualmente importante, é a sinopse para o editor.
Se você pretende enviar seu livro para uma editora, principalmente uma grande editora, você deve se lembrar que seu original não é o único a chegar nas mãos do editor. Por isso, conquiste-o com uma única página.
Esqueça a barganha ou sua opinião a respeito do livro, e mantenha o foco na história, assim como nos aspectos comerciais, como o público alvo ou o que seu livro traz de novo, comparado a outros livros do gênero.
Depois disso, vá direto ao assunto, e assim como você fez na sinopse para o leitor, apresente ao editor seu protagonista e o conflito central da história.
No entanto, agora você pode ser um pouco mais detalhista, porque o editor, diferente do leitor, pode ter uma ideia de como termina sua história. Não o que realmente acontece, mas o tipo de experiência de conduz o leitor até o final da história.
Acrescentar observações sobre o tipo de narrativa ou estilo do autor também podem ajudar. 

Um comentário: